Programação

O LEDforum reúne anualmente, sob cuidadosa curadoria, grandes nomes do lighting design e de áreas correlatas para discutir conceitos e rumos da iluminação.

Confira os palestrantes que já confirmaram participação:

LIZ WEST

Reino Unido

Liz West é artista britânica formada na Glasgow School of Art em 2007. Seu escopo de trabalho abrange instalações in situ, esculturas e obras montadas em superfícies verticais.

Foi contratada por diversas instituições e organizações internacionais, incluindo o Museu de História Natural, o National Trust, o Museu Nacional de Ciência e Mídia, o London Design Festival, o Inglaterra Natural, a Allied London, o Grosvenor, a British Land, a Salford University, a Leftcoast, a Allenheads Contemporary Arts e a Bienal de Bristol.

Seu trabalho foi exposto no St. Albans Museum + Gallery, na Universidade de Hertfordshire, na Chester Cathedral, na Compton Verney, na Castlefield Gallery New Art Spaces, no Cornerhouse, na Brunel University, no Bury Art Museum & Sculpture Centre, na UK Young Artists e na Royal British Society of Sculptors no Reino Unido, bem como internacionalmente na Itália, nos Emirados Árabes Unidos, na França, na Alemanha, na Espanha, na Índia e nos Estados Unidos. Em 2020, Liz Westtem tem exposições individuais programadas na galeria The Wilson, no Reino Unido, e no Hyvinkää Art Museum, na Finlândia.

MARY-ANNE KYRIAKOU

Austrália | Alemanha

Mary-Anne Kyriakou é professora titular na Universidade de Ciências Aplicadas da Alemanha desde 2013, onde ministra aulas de Iluminação Arquitetônica e Planejamento em Projeto de Iluminação.

É lighting designer da MAK Productions, escritório sediado em Detmold, na Alemanha.
Foi diretora de iluminação da empresa australiana de

Em 2009, Mary-Anne fundou o Vivid Light Festival Sydney e, em 2010, o Marina Bay Light Festival, Cingapura.

O esperado livro de Mary-Anne sobre planejamento em lighting design será apresentado no LEDforum.

JAN BLIESKE

Alemanha

Jan Blieske é arquiteto, lighting designer e designer de produto. Desde março de 2017, ensina Aplicação de Iluminação na Arquitetura como professor no programa de mestrado internacional Architectural Lighting Design, na faculdade de design da Hochschule Wismar – Universidade de Ciências Aplicadas, Tecnologia, Negócios e Design. Sua pesquisa é focada nos tópicos “integração total da iluminação na arquitetura” e “iluminação do patrimônio construído”.

Depois de trabalhar como arquiteto em projetos de preservação do patrimônio por muitos anos, Blieske deu seus primeiros passos no lighting design como gerente freelancer do studio dinnebier, com sede em Berlim, onde era responsável pela iluminação de exposições no Phaeno Science Center Wolfsburg, projetado por Zaha Hadid. Em 2008, fundou, com Jan Dinnabier, o escritório “Dinnebier + Blieske”, com sede em Berlim, que desde 2016 se dedica exclusivamente ao desenvolvimento de produtos para a indústria de iluminação. Com Dinnebier, desenvolveu uma série de produtos inovadores, como o adaptador EUTRAC “in-trac” e a premiada série Mawa “FlatBoxLED”.

Em junho de 2016, Blieke fundou seu escritório blieske architects lighting designers, que entende o lighting design como parte integrante do processo de design da arquitetura.

WIM AAn DE STEGGE

Holanda | India

Wim tem mestrado em Design Integrado de Produto pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. Durante seus estudos se interessou por design espacial. Trabalhou no escritório ipv Delft e no escritório de iluminação Beersnielsen, lugares onde desenvolveu interesse específico em lighting design.

Seu projeto de tese de mestrado, o qual será apresentado no LEDforum, foi iniciado enquanto trabalhou na Philips Lighting, onde iniciou sua pesquisa em design de iluminação biofílico. No escritório Beersnielsen teve a oportunidade de desenvolver sua pesquisa e aplicar no projeto do Centro de Visitantes do Parque Nacional De Hoge Veluwe. O projeto recebeu os prêmios Darc Award e Lit Award 2019 e é capa da edição de março/2020 da Revista L+D. Recentemente, se mudou para Nova Délhi, na Índia, onde trabalha no escritório Mandala Lighting Studio.

RAFAEL LEÃO

Brasil | EUA

Rafael Leão é arquiteto com 20 anos de experiência em design de iluminação e possui escritório em São Paulo e Nova York. Membro profissional do IALD, IES e AsBAI, seu trabalho foi apresentado em diversas publicações sobre iluminação e tem prêmios no Brasil, nos Estados Unidos e no México.

RICARDO HOFSTADTER

Uruguai

Ricardo Hofstadter é Engenheiro Industrial formado em 1979 pela Faculdade de Engenharia da Universidade da República (Uruguai). Ele fundou seu escritório de projetos em 1988, onde continua desenvolvendo projetos de iluminação, associados ao Ing. MSc. Joel Fregosi. O Estúdio Hofstadter realizou projetos no Uruguai, Argentina, Paraguai, Equador, Miami (EUA), Emirados Árabes Unidos e na República Popular da China.

DIANA JOELS

Brasil

Diana Joels é arquiteta, urbanista e Architectural Lighting Designer MSc com mais de 20 anos de experiência profissional. Adquiriu experiência como educadora no Lighting Laboratory do Instituto Real de Tecnologia (KTH) em Estocolmo, Suécia, onde foi professora e coordenadora de dissertações de mestrado.
Concluiu seu próprio mestrado no Lighting Lab em 2006, após 5 anos de experiência profissional em Maneco Quinderé e Associados.
Trabalhou no premiado escritório artec3 studio, em Barcelona, como lighting designer,
coordenadora de equipe e responsável pelo departamento de projetos, tendo participado em complexos projetos internacionais.
Ao retornar ao Brasil, passou a dividir sua atividade profissional entre projetos,
consultorias e atividades educacionais. É responsável pela área de design de luz no IED-Rio Istituto Europeo di Design.
Professora convidada e orientadora de dissertações no Lighting Laboratory - KTH, Suécia.
Foi consultora de educação da APDI e Diretora Cultural da AsBAI entre 2016 e 2019.
Em 2019, foi premiada no 40under40 - Lighting Design Awards.
Diana é Membro profissional AsBAI, Membro educador APDI e Membro do comitê do EILD - Encontro Iberoamericano de Lighting Design.
É ativa colaboradora do movimento Women in Lighting no Brasil.

Obs.: A Organização se reserva o direito de, até a data do evento, alterar a programação se, por motivos de força maior, algum dos profissionais acima listados ficar impossibilitado de ministrar sua palestra. Nesse caso, o palestrante será substituído por outro profissional selecionado pela curadoria do LEDforum.

MonesiglioSistemas