Palestrantes

LEDforum.24 – Projetar é Transcender

O LEDforum, em sua 15ª edição, aborda a expansão das possibilidades dos projetos de iluminação, destacando a importância da inovação em várias áreas do design, como metodologias, relações interpessoais, aspectos técnicos e avanços tecnológicos. O evento mergulha em questões como a interseção entre pesquisa e aplicação na iluminação, a exploração de linguagens específicas através de casos práticos, a colaboração impulsionada por projetos específicos e a retroalimentação entre o trabalho profissional e interesses pessoais. Os palestrantes compartilharão projetos e estudos de casos que demonstram como diferentes processos impulsionaram inovações na comunidade.

Confira os nomes já confirmados:

Janet Echelman

Keynote Speaker 2024
EUA

Janet Echelman é uma artista que desafia categorizações. Suas criações são esculturas ondulantes, engenhosamente concebidas para a escala dos edifícios e coreografadas pelo vento e pela luz, oscilando entre objetos a serem observados e ambientes labirínticos.

Sua palestra TED tem milhões de visualizações e está traduzida para 35 idiomas.
Janet encerrará o LEDforum.24 com palestra sobre a importância da imaginação para a transcendência.

Derek Porter

Derek Porter Studio
EUA

Derek Porter - fundador de Derek Porter Studio - é um artista e designer multidisciplinar, com atuação em projetos de iluminação e produtos, com foco na relação da luz com as diversas escalas dos ambientes construídos. Paralelamente, se dedica à educação, sendo professor Professor Associado na Parsons School of Design, em Nova York.

Como palestrante inaugural do LEDforum.24, compartilhará sua filosofia sobre luz e iluminação “Domínios da Luz”, numa palestra que combinará reflexões teóricas com projetos que as materializam.
Derek também conduzirá o workshop “Aplicações Analíticas - Estudando o mensurável para compreender o imensurável” durante a Semana da Luz’24 organizada em parceria com a AsBAI.

Isabel Villar

White Arkitekter
Chile | Suécia

Isabel Villar é lighting designer no escritório White Arkitekter, em Estocolmo. Sua atuação de mais de 15 anos acumula projetos internacionais de múltiplas tipologias e escalas. É coautora da recente e internacionalmente reconhecida publicação “Sustainable Lighting Design”.

Sua palestra no LEDforum.24 discutirá a relação entre Design e Pesquisa, por meio de estudos de casos e projetos desenvolvidos ao longo de sua trajetória profissional.

Roberto Corradini

Roberto Corradini Lighting Design
Itália

Roberto Corradini é fundador do Lighting Design Workshop em Veneza, onde atua como lighting designer em projetos de múltiplas tipologias, com enfoque no impacto da luz nas ambiências e sensações. Professor e facilitador de workshops internacionais, publicou diversos artigos em revistas italianas dedicadas à cultura da luz. Pinta aquarelas e estuda arte e história, por prazer.

Em sua palestra compartilhará como sua pesquisa pessoal sobre a luz na pintura influenciou sua forma de compor narrativas visuais em seus projetos de iluminação.

Mônica Lobo

LD Studio
Brasil

Mônica Luz Lobo se define como Arquiteta na formação e Lighting Designer por desejo e prática. Diretora criativa e fundadora da LD Studio. Co-fundadora da AsBAI, membro do comitê internacional do EILD e do Board do IALD, associação da qual foi presidente eleita na gestão 2022-2023.

Sua palestra no LEDforum.24 revisitará projetos de sua trajetória de 25 anos, discutindo suas dimensões inovadoras e suas contribuições ao campo do design de luz, para além da iluminação dos espaços.

Kevin Houser

Oregon State University
EUA

Kevin Houser (PhD, PE, FIES, LC, LEED AP) é Professor Titular na Oregon State University e Engenheiro Chefe no Pacific Northwest National Laboratory. Foi editor-chefe da LEUKOS, publicação oficial do IES - Illuminating Engineering Society. Autor de mais de 150 publicações sobre luz e iluminação, seu trabalho enfoca as respostas biológicas e perceptivas à luz, buscando equilibrar necessidades humanas com a saúde do planeta.

Em sua apresentação, juntamente com Vicente Scopacasa, discutirá a relação entre Ciência e Indústria, incluindo questões como disseminação de conhecimento, embasamento científico de dados e pensamento crítico na abordagem de temas como métrica e ciência das cores.

Kevin e Vicente também conduzirão o workshop “Color Science” durante a Semana da Luz’24, organizada em parceria com a AsBAI.

Vicente Scopacasa

Consuled
Brasil

Vicente Scopacasa é engenheiro eletrônico, pós-graduado em administração de marketing, com ampla experiência com iluminação de estado sólido, atuando no Brasil e no exterior, junto a fabricantes, entidades de classe, instituições de ensino e pesquisa.

Em sua apresentação, juntamente com Kevin Houser, discutirá a relação entre Ciência e Indústria, incluindo questões como disseminação de conhecimento, embasamento científico de dados e pensamento crítico na abordagem de temas como métrica e ciência das cores.

Kevin e Vicente também conduzirão o workshop “Color Science” durante a Semana da Luz’24, organizada em parceria com a AsBAI.

Anna Turra

Anna Turra Lighting Design
Brasil

Anna Turra é arquiteta e urbanista pela FAU-USP/SP e atua como lighting designer, transitando entre o cênico, o expositivo e o arquitetônico, com estúdio próprio desde 2013.

Em sua palestra no LEDforum.24, abordará o processo criativo baseado na linguagem visual-qualitativa, apresentando e discutindo narrativas conceituais de seus projetos de luz em contextos arquitetônicos e cênicos.

Martin Flugelman

Studio Barthelmes
Argentina | Alemanha

Martin Flugelman é arquiteto, pesquisador, professor e lighting designer, com enfoque em colaborações multidisciplinares que exploram a luz na re-construção temporária de espaços urbanos. Atualmente trabalha no Studio Barthelmes, desenvolvendo soluções de iluminação para arte e arquitetura.

Em sua palestra compartilhará os resultados de sua pesquisa “Light activism: alternative urban nightscapes” apresentada no Light Symposium 2023 e selecionada para integrar a grade de LEDforum.24.

Em seguida, participará de um diálogo com o palestrante Tomás Ribas sobre a luz nos espaços públicos.

Tomás Ribas

Fac. de Belas Artes da Univ. do Porto
Brasil | Portugal

Tomás Ribas é artista plástico e iluminador. Atualmente participa do programa de doutorado em artes plásticas da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolve pesquisa sobre a dimensão política da luz no espaço capitalista.

Em sua palestra, discutirá aspectos simbólicos e culturais da luz e da escuridão, compartilhando alguns de seus trabalhos artísticos, construídos por meio de luz e sombra.

Participará na sequência de um diálogo com o também palestrante Martín Flugelman sobre a luz nos espaços públicos.

DIREÇÃO DE CONTEÚDO


Diana Joels



Arquiteta, lighting designer titular de concepDUAL, consultora de metodologia de projeto integral e conceitual, educadora independente e responsável pela área de design de luz no IED Istituto Europeo di Design, RJ. professora convidada e orientadora no Lighting Laboratory - KTH, Suécia. Vive em contato com a terra. Ativista da luz natural e essencial.

Paula Carnelós



Arquiteta, lighting designer titular do escritório Acenda. Trabalha na construção de parcerias e colaborações em rede, para projetos de diversas tipologias e escalas. Ativista na construção de uma comunidade global de lighting designers independentes globalmente, tendo sido presidente da AsBAI e atualmente embaixadora do Women in Lighting no Brasil. Tem interesse nos astros… e pinta a casa nos finais de semana.

Thiago Gaya



Publisher da revista L+D e fundador do LEDforum. Atua há mais de vinte anos na produção de conteúdo e na promoção do lighting design no Brasil como forma de elevar o setor e fortalecer o senso de comunidade no mundo da iluminação.

Obs.: A Organização se reserva o direito de, até a data do evento, alterar a programação se, por motivos de força maior, algum dos profissionais acima listados ficar impossibilitado de ministrar sua palestra. Nesse caso, o palestrante será substituído por outro profissional selecionado pela curadoria do LEDforum.

MonesiglioSistemas