Click here...

2º LEDforum
supera expectativas de público com grande sucesso


Consagrado único pelo mercado, o evento reuniu 320 profissionais, com expressiva participação de palestrantes internacionais, que abordaram conteúdos inéditos sobre a tecnologia.

Veja também

Conheça os palestrantes e a programação de 2011

2° LEDforum

Um sucesso consolidado. Assim foi definida pelo público presente a 2ª edição do Fórum Internacional de Aplicação da Tecnologia LED (LEDforum), realizado pela Revista L+D, da Editora Lumière, juntamente com a Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBAI), entre os dias 4 e 5 de agosto, no Centro de Convenções Milenium, em São Paulo.

O evento superou expectativas em termos de quantidade de participantes, totalizando 320, e de qualificação dos 11 palestrantes, em sua maioria formada por renomados especialistas internacionais.

O diretor da Editora Lumière, Thiago Gaya, destacou o potencial do evento. "O grande sucesso da segunda edição do LEDforum mostrou a relevância do tema aos profissionais que atuam com iluminação. A evolução do evento em relação à 1ª edição foi sensível e, com a crescente aplicação e desenvolvimento tecnológico dos LEDs, certamente teremos que pensar em um LEDforum maior para o próximo ano", declara.

Esta edição contou com o patrocínio das empresas Itaim Iluminação, Philips, Osram, GE Iluminação, Lemca LED Systems, Cree, Lutron, Omega Iluminação, Lumini e Solelux, que apostaram na importância do LEDforum e expuseram seus últimos lançamentos em soluções a LED nos estandes, de modo a enriquecer e profissionalizar ainda mais o ambiente.

"Ficamos muito satisfeitos, uma vez que o evento conseguiu aliar valioso conteúdo técnico das palestras com inúmeros produtos e soluções de LED, apresentadas nos estandes dos patrocinadores. Além disso, permitiu atrair a presença dos melhores profissionais de iluminação do mercado, que, oportunamente, puderam compartilhar das mais recentes aplicações de LEDs", celebra o diretor da Omega Iluminação, Fernando Akira Nagata, ao afirmar, além disso, que na ocasião também foi possível apresentar o novo parceiro da empresa, a Trilux, da Alemanha, a qual contribuiu com atuais produtos lançados na Europa.

Para Juliana Iwashita Kawasaki, gerente de marketing da Itaim Iluminação, a 2ª edição do LEDforum foi marcada pelo ineditismo dos conteúdos das palestras ministradas e pelo intercâmbio entre o mercado. "O LED já é iluminação no presente; porém, ainda existe muito desconhecimento da tecnologia e da aplicação. Eventos como este são muito importantes para o nosso setor, por possibilitarem a atualização profissional e trocas de experiências práticas", sustenta.

É certo que a tecnologia LED vive em constante evolução. Assim, é fundamental que o mercado em geral, incluindo a indústria, o comércio, os profissionais e leigos, se reúna continuamente para melhor equacionar questões técnicas e conceituais.

André Altschul, diretor comercial da Solelux, reforça esta ideia ao ressaltar que, por se tratar de uma tecnologia nova e em desenvolvimento, a comunicação com os profissionais da área é de extrema importância. "Participar da 2ª edição do LEDforum foi muito produtivo, pois tivemos a oportunidade de apresentar os benefícios e diferenciais dos nossos produtos para engenheiros, arquitetos, lighting designers e outros profissionais do ramo de iluminação de todo o Brasil", acrescenta.

Thierry Forin, da Lutron, esclarece que o principal objetivo da empresa foi participar visando a formação, educação e sensibilização de formadores de opinião, principalmente em relação à necessidade de se economizar energia. "O evento atendeu às nossas expectativas de negócios. Conseguimos estabelecer novas parcerias na indústria", comemora.

Para Paulo A. Taminato, da Cree Representative - LED do Brasil, a troca de informações foi altamente produtiva nas visitas ao estande da empresa, o que foi estendido a contatos posteriores para troca de informações, visitas com suporte técnico e atualizações de tecnologias. "Ressaltamos o sucesso deste evento por difundir novas perspectivas. Certamente estimulará cada vez mais profissionais que atuam no setor de iluminação a adotarem em seus projetos a tecnologia LED", enfatiza.

Uma das marcas registradas do LEDforum, comprovada em ambas as edições já realizadas, é o público seleto participante, formado por especialistas no assunto. Em função disso, para a assistente de marketing e comunicação da Philips Lighting, Polyana Bastos, a participação da empresa foi importante justamente por tratar-se de um evento que comporta um público com alto grau de qualificação. "A Philips deseja continuar desenvolvendo soluções em LED focadas nas necessidades dos profissionais do mercado, de modo que possam trazer saúde e bem-estar para seus usuários por meio da luz, com produtos inovadores", declara.

O gerente de novos negócios da GE Iluminação, Claudio Loureiro, também demonstra otimismo à realização do evento. "O LEDforum é uma oportunidade para que profissionais da área vejam de perto o que oferecemos em termos de qualidade e inovação e saibam porque poderemos ser a marca de sua escolha", afirma.

Para o diretor de marketing da Lumini, Ricardo Gutfreund, "o evento LEDforum é muito relevante para a reflexão sobre esta tecnologia que, certamente, é o grande desafio e também o futuro da iluminação".

Diferentemente de cerca de cinco anos atrás, quando o uso dos LEDs era restringido a apenas alguns tipos de ambientes, atualmente é possível encontrar os pontos de luz instalados em diversas áreas. "Se há pouco esta tecnologia era usada em apenas alguns locais de lojas, restaurantes, hotéis etc., hoje podemos afirmar que já existem LEDs para aplicação em 100% destes ambientes, suprindo totalmente as necessidades dos profissionais da luminotécnica", frisa Marcos de Oliveira Santos, gerente de marketing da Osram para a linha de LEDs profissional.

O futuro do mercado de iluminação não está ligado apenas à disseminação de novas fontes luminosas, mas também ao controle dos dispositivos para a obtenção de um melhor aproveitamento da luz. Neste sentido, Daniel Tatini, gerente regional da Traxon Technologies, uma empresa da Osram para a América Latina, garante que "quando se trata de LEDs, a capacidade de controle é ainda mais importante que a própria lâmpada, já que assim é possível construir e direcionar uma gama de cenários com os LEDs, tecnologia que se destaca pela sua versatilidade de operações", justifica.

De acordo com Selma Meneses, da Lemca LED Systems, o evento serviu de palco para a apresentação de novos tipos de aplicações difundidas mundialmente, tratados por grandes lighting designers, e também salienta o avanço das tecnologias. "A tecnologia LED era "desconhecida" há alguns anos, ao passo que hoje é "real" e permite que os produtos possam ser aplicados em todos os ambientes, abrangendo desde um LED candle para abajures até uma luminária pública para ruas e rodovias", defende.