Programação Oficial do 7º LEDforum

Confira os palestrantes do LEDforum 2016:  
 

Aleksandra Stratimirovic

Sérvia / Suécia

Aleksandra é artista e trabalha com arte e luz. Baseada em Estocolmo, ela se formou em Artes Aplicadas e Design pela Universidade de Artes de Belgrado e concluiu seus estudos em lighting design na Konstfack, University College of Arts, Crafts, and Design e na KTH – Royal Institute of Technology de Estocolmo. A artista já realizou diversas obras de arte em instalações específicas permanentes em diversos lugares públicos na Suécia e ao redor do mundo. Nos últimos anos, suas obras foram incluídas em exposições no Guggenheim Museum, de Nova York, no Konstnärshuset, em Estocolmo, no Jardin du Palais Royal, em Paris, e em várias instituições em Amsterdã, Ljubljana, Belgrado, Tóquio, Osaka, Verona, Tallinn e Singapura. Aleksandra recebeu diversos prêmios internacionais, dentre eles o Red Dot Award em 2015 pelo projeto do livro You Say Light – I Think Shadow, desenvolvido em conjunto com a designer Sandra Praun. Aleksandra é palestrante convidada e professora em várias instituições culturais e universidades de todo o mundo. É também cofundadora do festival Lighting Guerrilla de Ljubljana, na Eslovênia, membro principal da organização Transnational Lighting Detectives, e fundadora e diretora artística do evento Belgrade of Light.

Andres Otero

Brasil / Suiça

Andrés Otero é fotógrafo com forte atuação em arquitetura e iluminação. Após abandonar o curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (RS), passou a frequentar disciplinas e ateliês relacionados com a pintura e fotografia no Centro de Artes Plásticas da universidade. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde cursou Fotografia no Senac, e, em seguida, foi para São Paulo. Na capital paulista, foi assistente do fotógrafo e produtor de teatro Ary Brandi. Após incursão na fotografia de teatro, tornou-se assistente do fotógrafo e arquiteto Nelson Kon, trabalhando inicialmente em fotos de estúdio. Aproveitou esse período para intensificar suas experimentações (durante as noites e fins de semana) para, em seguida, montar seu próprio estúdio voltado para fotografia publicitária e, principalmente, de mobiliário. Foi quando teve a oportunidade de conhecer profissionais como os irmãos Campana, Guinter Parschalk, Francisco de Almeida, Adriana Adam e outros. O desenrolar de sua carreia e a entrada definitiva na arquitetura e no design foram desdobramentos naturais: a partir do trabalho com os Campana, estabeleceu seus primeiros contatos na Itália e teve seus ensaios publicados na revista Domus. Seu contato com a iluminação acontece com o trabalho realizado para a designer Jacqueline Terpins, que, em parceria com os lighting designers Carlos Fortes e Gilberto Franco, desenvolveu a luminária Capta. A partir daí, Andrés Otero mergulhou no mundo do lighting design e passou a realizar registros para os principais escritórios e empresas do setor e a colaborar com as mais importantes revistas de arquitetura e iluminação, como Interni, Domus, Projeto Design e L+D, da qual foi também editor, e ainda assinou a fotografia dos livros Lighting Design Brasil (2002) e Lighting Design Europe (2014). Não por acaso, Andrés Otero é considerado internacionalmente um dos mais importantes fotógrafos de iluminação arquitetural.

Athanassios Danilof

Grécia

Athanassios é um projetista e consultor de iluminação arquitetônica baseado em Atenas desde 2005. Ele já concluiu diversos projetos de iluminação em ambientes públicos e privados e recebeu importantes prêmios em competições internacionais. Em paralelo às suas atividades profissionais, Danilof faz pesquisas na área da História da Iluminação Urbana e Teoria de Master Plans de Iluminação como doutorando na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica Nacional de Atenas. Ele possui mestrado em Luz e Iluminação pela Bartlett School – UCL de Londres, mestrado em Gestão de Engenharia e é graduado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade de Brunel.

Claudia Paz

Peru

Claudia Paz fundou seu estúdio de lighting design em Lima, Peru, em 2001 com o intuito de estabelecer uma ligação entre arte, tecnologia e arquitetura por meio da luz. Sua permanente pesquisa por novas soluções tecnológicas e a busca por respostas únicas para cada projeto – que integrem lighting design com arte e tecnologia – confere aos trabalhos do Claudia Paz Lighting Studio o equilíbrio entre eficiência energética e design inovador.
Claudia acredita que a mais importante faceta do lighting design são as emoções e impactos que a luz pode causar nas pessoas. Por isso, é reconhecida internacionalmente por seus projetos e intervenções, que conectam espaços e pessoas por meio de experiências interativas e emocionais.
Claudia Paz foi selecionada como palestrante, dentre ícones profissionais de seis países, pelo Programa Lux Brasil (Apex-Brasil e Abilux), como parte de suas atividades de promoção no LEDforum.

Colin Ball

Reino Unido

Colin é o design leader da premiada equipe de iluminação do escritório BDP de Londres. Seu trabalho atual consiste em desenvolver técnicas inovadoras de iluminação em projetos envolvendo edifícios de patrimônios da humanidade e projetos com redução de emissões de carbono para institutos de ciência de última geração. Estas novas técnicas de iluminação envolvem a influência na condição da iluminação natural dos projetos de arquitetura e estudos detalhados do perfil de seus usuários com o objetivo de economizar grandes quantidades de energia elétrica. Formado em Arquitetura, Colin tem trabalhado como lighting designer nos últimos 19 anos, sendo dez deles no escritório Speirs + Major e seis anos no escritório Isometrix Lighting + Design, antes de ingressar na BDP de Londres em 2011. Colin tem ministrado em todo o Reino Unido, Europa, Américas do Norte e do Sul uma série de palestras que exploram como a luz é representada no âmbito da fé sob o ponto de vista histórico, religioso e psicológico na arquitetura e nas artes contemporâneas. Organizador do London Light & Film Festival, Colin também ministra palestras sobre os paralelos da iluminação entre filmes, teatro e arquitetura. Ele é autor de diversos artigos para revistas de iluminação profissionais de todo o mundo.

Deborah Burnett

EUA

Deborah é uma autoridade reconhecida internacionalmente em projetos de saúde e bem-estar e keynote speaker especializada em fazer a “ponte” entre a ciência e o design epigenético, que explora a maneira como corpo e cérebro são afetados pelo ambiente. Com uma carreira de mais de 30 anos, Deborah Burnett é membro da Academia Americana de Medicina do Sono, especializada em pesquisas e projetos sobre como a cor, iluminação, som e luz natural afetam o sono. É também membro ativo dos comitês de fotobiologia do IES e CIE e tem artigos publicados em diversas publicações internacionais, em mídias especializadas e na grande imprensa. Deborah é sócia do escritório Benya Burnet Consultancy, cuja missão é a promoção da integração entre as intervenções para o bem-estar do design epigenético com estratégias de iluminação adaptáveis ao ciclo circadiano (Circadian Adaptive Lighting Strategies - CALS) como sustentação a todos os seres vivos.

Fernanda Carvalho

Brasil

O contato de Fernanda Carvalho com a luz cênica começou antes de sua formação em arquitetura e urbanismo pela FAU-USP em 2000, quando trabalhou como assistente do lighting designer Guilherme Bonfanti. Os projetos de iluminação de exposições tornaram-se a especialidade de seu escritório, Design da Luz Estúdio, que carrega no currículo mostras como “Mestres do Renascimento”, “Guerra e Paz”, “From the Margin to the Edge”, em Londres, “Paris: Impressionismo e Modernidade”, “Mayas: revelação de um tempo sem fim”. Elaborou os projetos de iluminação do Espaço Olavo Setúbal – Coleção Brasiliana do Itaú Cultural e do Museu da Imigração de São Paulo, que foi capa da L+D, revista da qual é colaboradora, e da revista Projeto Design. Nos últimos três anos, expandiu a sua atuação para projetos residenciais, comerciais e corporativos. Adquiriu o título de mestre em Design e Arquitetura pela FAU-USP em 2011 com a dissertação “A Construção do Espaço Atarvés da Luz: uma leitura da obra de Dan Flavin”. É, atualmente, diretora executiva de relações sociais da AsBAI (Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação).

Gilberto Franco

Brasil

Gilberto Franco, arquiteto formado pela FAU-USP em 1981, é membro profissional da AsBAI, IALD e IES , e teve em toda a sua carreira o lighting design como profissão e interesse maior. Durante as décadas de 1980 e 1990, com a sua então sócia Esther Stiller, participou de projetos como o do Palácio do Itamarati, do Edifício Citibank de São Paulo e da Embaixada do Brasil em Buenos Aires. Nesta época, especializou-se em softwares para desenho de refletores e cálculos de iluminação, ferramentas então inexistentes. Em sociedade com Carlos Fortes, conquistou o prêmio IALD Award of Merit para o Museu da Língua Portuguesa / Estação da Luz. Atualmente, é titular do escritório Franco Associados e já acumula mais de 2.700 projetos realizados em seus 35 anos de profissão. Além das atividades profissionais, se dedica ao fortalecimento do lighting design no Brasil e no mundo, e foi diretor da IALD e fundador da AsBAI , da qual é vice-presidente. É também colunista da revista L+D.

Henrique Reinach e Maurício Mendonça

Brasil

A Reinach | Mendonça Arquitetos Associados foi criada em 1987 pelos arquitetos Henrique Reinach e Maurício Mendonça. Desde então, receberam diversos prêmios e foi escolhido o Escritório do Ano – Destaque Nacional na premiação anual da AsBEA em 2003. Participaram de bienais e exposições no Brasil e no exterior ao longo desse período. O projeto premiado em 1999 foi publicado no AWA – Award Winning Architecture Internacional Yearbook. Foram capa dos livros Private Rio, da Editora Rizzoli, de Nova York, e Casas de vidro, da Editora Monsa, da Espanha. Em 2008, a publicação 1000 x Architecture of the Americas, da Editora Braun, da Alemanha, destacou três dos projetos do escritório entre os mil projetos recentes mais significativos das Américas. Desde 2001, o escritório possui sede própria, cujo projeto foi premiado pelo IAB/SP em 2002. Em 2012, receberam o primeiro lugar nas categorias Office Architecture e Multiple Residence Architecture concedido pela Internacional Property Awards de Londres.

Jonathan Rush

Reino Unido

Jonathan Rush começou sua carreira estudando design de mobiliário. Em seguida, trabalhou como lighting designer para diversos escritórios antes de ingressar na Hoare Lea Lighting, de Londres. Jonathan concluiu seu mestrado em luz e iluminação pela Bartlett School of Architecture em 2009 e, atualmente, comanda a equipe de lighting design no escritório de Londres. Jonathan trabalhou com arquitetos e designers renomados em projetos de prestígio, como o Estádio Hazza Bin Zayed, na cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos; South Place Hotel, em Londres; Blavatnik School of Government, da Universidade de Oxford, entre outros. Seus prêmios recentes incluem o Projeto do Ano, do Lighting Design Awards 2015, pelo projeto do Terminal de Heathrow 2, nas categorias Projeto de Luz Natural e Projeto de Edifício Público, e também Projeto de Patrimônio Histórico pela Trinity Hall, da Universidade de Cambridge. Jonathan é apaixonado pela importância da iluminação arquitetônica como a interface entre as pessoas e os espaços. Um membro proeminente da comunidade de design do Reino Unido e colaborador do diálogo sobre design, Jonathan é palestrante em muitos eventos, incluindo o PLDC 2015.

Junia Azenha e Ana Karina Camasmie

Brasil

Arquiteta formada pela Universidade Estadual de Londrina (PR), Junia Azenha fundou o escritório Foco Luz & Desenho em 2005, com a missão de criar projetos de iluminação que respeitem e valorizem a arquitetura, usando a luz, algo “imaterial”, para transformar os desejos dos clientes em realidade. Adquiriu conhecimento técnico no escritório de Esther Stiller, onde chegou a trabalhar como coordenadora de projetos. Foi lá que Junia conheceu Ana Karina Camasmie.
Formada em arquitetura e urbanismo pela FAAP, em 2004, Ana Karina ingressou como estagiária no escritório de Esther Stiller em 2002, onde permaneceu até 2005, ano em que ingressou  na equipe da Foco Luz & Desenho ao lado de Junia Azenha. Em 2008, Ana Karina se tornou sócia do escritório

Dr. Kevin Houser

EUA

O Dr. Houser é professor de Engenharia Arquitetônica na Penn State University, nos Estados Unidos, e editor chefe da Leukols, a revista técnica da IESNA – Illumination Engeneering Society of North America. No passado, foi membro do corpo docente fundador do programa de Engenharia Arquitetônica da Universidade de Nebraska e Gerente de Ensino de Iluminação da Philips Lighting. Houser participou como membro do Conselho de Administração da IESNA, IALD - International Association of Lighting Designers e do Fundo Nuckolls para o Ensino de Iluminação. Atualmente, é membro do conselho da Lux Pacifica e membro do Conselho Editorial de Iluminação Arquitetônica. Ele também publicou mais de 40 artigos em revistas especializadas e mais de 70 outras publicações em anais de conferências, revistas especializadas e outros veículos. Dr. Kevin Houser é um dos quatro editores da 10ª edição do IES Lighting Handbook e é Membro da IESNA e do comitê que escreveu a norma TM-30-15.

Malcolm Innes

Reino Unido

Malcolm Innes é artista de formação e tem vasta experiência em iluminação arquitetural e light art, com 24 anos trabalhando em projetos internacionais. Trabalhou nos escritórios Kevan Shaw Lighting Design e Speirs + Major antes de iniciar sua carreira solo. Seu portifólio, com especial atuação em projetos de galerias e museus dos mais variados portes, inclui diversos projetos premiados, dentre eles dois IALD Radiance Awards e nove IALD Awards. Após muitos anos envolvido parcialmente com o ensino superior, Malcolm é, agora, palestrante sênior e pesquisador em design na Edinburgh Napier University, com especialização em iluminação arquitetural, light art, projeção e arte digital interativa. Seu livro Lighting for Interior Design, publicado em 2012, ganhou recentemente versões em inglês, espanhol, chinês e português .

Rafael Gallego

Espanha

Lighting designer desde 1998, Rafael é membro do Comitê Espanhol de Iluminação e membro fundador – e atual presidente – da APDI (Asociación Profesional de Diseñadores de Iluminación) e do Comitê Orientador do IALD Europa. Estudou design industrial na Escola Massana, de Barcelona, e completou seu mestrado em Desenvolvimento de Produtos na Universidade Politécnica da Catalunha, em Girona. Trabalhou como designer industrial em diferentes áreas, desenvolvendo, em particular, produtos para a fabricante espanhola de luminárias Troll. A partir de 1998, passou a trabalhar independentemente como lighting designer e, em 2004, Rafael fundou a Indigo Design, primeiro escritório independente de iluminação em Madri. Em 2007, criou seu escritório atual, Áureolighting, onde continua desenvolvendo seu trabalho como lighting designer. Rafael também é codiretor do Master in Lighting Design, no Instituto Europeodi Design, ede Madri. Participa regularmente de conferências e faz palestras ao redor do mundo e já recebeu importantes prêmios por seu trabalho, tais como o prêmio City.People.Light de 2011, conferido ao projeto Rios de Luz, em Valladolid e City.People.Light de 2015, conquistado com o masterplan de iluminação de Ávila. Recebeu ainda o Awards of Excellence + Sustainability 2016, conferido recentemente pelo IALD, por seu projeto Cepsa Petrol Flag Station.

Palestras Patrocinadas

Paulo Willig

Nichia – EUA

Gerente Geral da Nichia para a América Latina e México, Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Itajuba em Minas Gerais e MBA em Administração e Marketing pela ESPM em São Paulo. Especialização em Iluminação pela Holophane EUA training center e membro do IESNA desde 1996.
Executivo Internacional atualmente vivendo nos EUA com extensa experiência em acompanhamento de projetos, especificações e design de produtos, também gerenciando mercados na área de Iluminação em toda a América Latina, Caribe, México e Sudeste Asiático.
Como técnico e prático, com conhecimentos de Iluminação e produtos na tecnologia do LED, contribuo para o melhor uso e entendimento desta tecnologia para empresas e profissionais da área.
Paulo já é muito conhecido pelos participantes do LEDforum, onde se apresenta pela quarta vez, sempre com palestras muito bem avaliadas.

Claudio Marraccini

Lutron Brasil

Claudio é graduado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP, com ênfase em eficiência energética em edificações. Cursou Desenho Industrial na Domus Academy em Milão, Itália, em 1999, com ênfase em tecnologias wireless. Possui MBA em Marketing pela FGV São Paulo e extensão em Gestão de Negócios pela University of California, EUA, em 2008. Profissional credenciado LEED Green Associate desde 2009. Atua em desenvolvimento de mercado para produtos e equipamentos voltados para a construção civil residencial e corporativa há 17 anos, sendo os últimos 8 anos em automação predial e iluminação. Está há 4 anos na LUTRON Brasil, auxiliando arquitetos, lighting designers e projetistas de sistemas eletrônicos prediais a especificar sistemas de controle de iluminação para edifícios corporativos, museus, hotéis, entre outros, visando maior eficiência energética e facilidade operacional.

Roberto Mendonça

UL do Brasil

Roberto Mendonça é Engenheiro Eletricista com forte atuação em Certificação de Produtos e Iluminação. Atualmente, como responsável técnico pela área de Lighting na UL do Brasil, está atuando diretamente na certificação de lâmpadas LED com dispositivo de controle integrado. Formado pela Universidade UMC com Pós Graduação em Estratégias para Qualidade e Competitividade pela FEI, atuou em Organismos Certificadores, Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP e Pial Legrand. Mais especificamente na área de iluminação, foi supervisor do laboratório, assistência técnica e controle de qualidade na Itaim Iluminação, onde implantou um sistema de gestão do laboratório conforme NBR ISO/IEC 17025 e, Gerente de Produtos na Ourolux no segmento de lâmpadas. Foi secretário do COBEI no comitê da norma de luminárias ABNT NBR IEC 60598-1. Atualmente preside a Comissão Técnica de Iluminação da ABRAC (Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade). Roberto é professor por mais de 15 anos de disciplinas de eletricidade, eletrônica e iluminação em cursos técnicos de eletrotécnica, eletrônica e mecatrônica.

Alexandre Kozik

UL do Brasil

Alexandre Kozik possui larga experiência em certificação de produtos, atuando nos últimos 12 anos em organismos de certificação reconhecidos por serviços de excelência. Atualmente, como Sales Manager na UL do Brasil, Kozik está a cargo das áreas de Lighting, Appliances e Furniture.
Engenheiro Eletrônico pela Universidade Mackenzie, com Pós Graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV, Kozik iniciou sua carreira profissional na PHILIPS do Brasil, BU Lighting, onde adquiriu grande conhecimento técnico sobre produtos de iluminação e sobre o mercado, atuando como engenheiro de sistemas e Key Account Manager no canal profissional junto a arquitetos e especificadores.
Já pela Honeywell do Brasil, foi gerente responsável pelas linhas de produtos e vendas técnicas dos sistemas Honeywell Security.
O conhecimento dos dois lados, seja como fabricante que necessita da certificação, ou como Organismo de Certificação responsável pelas avaliações da conformidade, associado ao conhecimento técnico e comercial, proporciona a Alexandre Kozik maior sensibilidade e soluções perfeitamente aderentes às necessidades do mercado.

Lanna Caram

Current, powered by GE

Lanna é gerente da área de Projetos, Lighting Design e Geração de Demanda no Brasil para a Current, powered by GE, no Brasil. Atualmente seu trabalho foca em desenvolver soluções integradas de sistemas e controles de iluminação para os mercados-chave da empresa: varejo, indústria e iluminação pública, sempre aplicando o que há de mais inovador em tecnologia LED.
Formada em Arquitetura e com especialização em Design de Iluminação e City Beautification, nos 18 anos que está atuando no mercado, Lanna já esteve à frente de escritório próprio, ministrou aulas nos Cursos de Arquitetura de Interiores no SENAC e há 5 anos se juntou à GE para colaborar com a transformação do negócio de energia e iluminação da empresa no Brasil.

Vinicius Marchini

Brilia

Com vasta experiência em negócios adquirida em bancos de investimento como Goldman Sachs e Citigroup, o empresário Vinicius Marchini viveu durante onze anos nos Estados Unidos, país onde se formou em administração de empresas pela Universidade da California, Berkeley. Marchini possui também mestrado em engenharia de produção, além de MBA pela Universidade Northwestern – escola de negócios Kellogg. No ano de 2006, voltou ao Brasil e fundou em 2008, em parceria com o sócio Leandro Neves, a Brilia. Sempre pautada nos pilares de design e inovação, a empresa é pioneira no desenvolvimento e comercialização de produtos de iluminação LED no Brasil e possui presença em todo o território nacional por meio de mais de 4000 pontos de venda.