LEDforum LEDforum LEDforum LEDforum LEDforum LEDforum

O LEDforum 2018 aconteceu em SP nos dias 23 e 24 de agosto e vai deixar saudade.

Foram 7 dias, 144 horas, 600 participantes e convidados e 13 palestras com um interesse comum: a luz. A Semana da Luz 2018, fruto da parceria entre o LEDforum e a AsBAI – Associação Brasileira dos Arquitetos de Iluminação, aconteceu entre os dias 19 e 25 de agosto e, como em todas as edições anteriores, ofereceu aos participantes dias repletos de trocas, aprendizado, networking e atualização do conhecimento profissional.

Núcleo da Semana da Luz, o LEDforum reuniu 570 participantes, teve suas inscrições encerradas em junho deste ano - em tempo recorde - e contou com uma fila de espera de mais de 100 pessoas interessadas em participar de sua 9ª edição.

Estes são alguns dos fatos que reafirmam sua consolidação no panorama dos eventos mundiais da iluminação, em especial na América Latina, atraindo lighting designers, arquitetos, designers, estudantes e educadores, profissionais de iluminação de todo o país e também de países vizinhos – alguns dos quais marcando presença com seu quadro completo de colaboradores.

Sua jornada de palestras e painéis, sempre com temáticas atuais e diversificadas, foi incrementada em 2018 com a introdução de um bloco especialmente voltado às relações entre a iluminação e a arquitetura, que foi arrematado pelo já histórico bate-papo entre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e a lighting designer Esther Stiller, que protagonizaram um dos momentos mais marcantes e emocionantes desta edição.

O 9° LEDforum reafirmou sua vocação na promoção de networking e geração de negócios, ampliando sua área de exposição na qual os principais fornecedores de equipamentos de iluminação puderam apresentar seus lançamentos. Além disso, promoveu a segunda edição da dinâmica mesa.360 entre os participantes, que novamente uniu lighting designers, arquitetos, fornecedores e educadores em um jogo de perguntas, respostas e reflexões. Dessa vez, a atividade foi baseada na teoria do “viés da confirmação”, propondo como exercício a exploração de determinados pontos de vista – que não necessariamente os seus próprios.

Eventos sociais também agitaram o LEDforum e a Semana da Luz, que foi coroada com a festa de encerramento Lighting Lovers, oferecida pela AsBAI e pelo LEDforum, neste ano realizada no Estúdio Brasil Ingo Maurer, com direito a vídeo-mensagem de boas-vindas gravada com exclusividade pelo próprio designer alemão.

Por fim, no sábado, 25 de agosto, foi realizada a última – e inédita – atividade da semana que parecia não querer terminar: uma visita guiada à loja NK Store, cujo projeto, de autoria do Estúdio Carlos Fortes, foi apresentado na palestra do lighting designer nesta edição do LEDforum.

Mais uma vez, o LEDforum gera conhecimento e intercâmbio de ideias em um ambiente profissional e social, e se reafirma como uma oportunidade única no calendário latino-americano.

Veja matéria completa na versão digital da L+D: https://www.yumpu.com/pt/document/read/62110700/l-d-70/75